O movimento Julho Sem Plástico, ou Plastic Free July começou em 2011 com uma proposta de uma organização governamental especializada em gestão de resíduos da Austrália, a Earth Carers Waste Education, a proposta se tornou um movimento e se popularizou ao redor do mundo. O movimento estimula que a população evite o consumo de plásticos descartáveis durante todo o mês de julho, uma proposta mais do que válida para o tempo em que vivemos.
A campanha tem até mesmo um cadastro para todos os que querem participar de modo mais formal no site da fundação Plastic Free July, ao realizar o cadastro você podera colocar seus dados e o nivel de impacto que você pretende se comprometer. O objetivo é único para milhões de pessoas: reduzir a poluição plástica, principalmente no mês de julho. Claro que mesmo sem um registro formal o movimento Julhosemplástico ganha cada vez mais adeptos e vamos listar aqui bons motivos para aderir ao movimento e também algumas dicas.
Todos nós nesse momento já sabemos da enorme quantidade de plástico que vai para os oceanos todos os anos, muitos de nós inclusive já sabemos que não é fake news a notícia que se não diminuirmos esse consumo, em 2050 os mares terão mais plásticos do que peixes, de que as ilhas de lixo dos oceanos estão cada vez maiores e todo o ecossistema marinho cada vez mas frágil e comprometido.
Porém muitos de nós não imaginamos o quão próximos estão estas notícias dos nossos hábitos rotineiros. Temos más notícias para você. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo! Perdemos apenas para os Estados Unidos, a China e a Índia. O que é ainda pior quando nos lembramos de que nosso país recicla apenas 3% de todo o lixo produzido.
Segundo um estudo da WWF mais de 75% de todo o plástico produzido no mundo já virou lixo, ou seja devemos começar a reduzir o consumo de plástico justamente dos produtos descartáveis e de apenas um uso que são os de maior impacto.
Então se você tinha dúvidas sobre se seu canudinho, potinho, sacolinha ou embalagem de produto fazem mesmo a diferença. A resposta é fazem sim e muita. Repensar sobre a importancia da embalagem nos produtos cosméticos e todos os demais produtos que consumimos é algo fundamental para podermos gerar menos lixo.
As embalagens não devem mais ser vistas pelos consumidores como meros itens de proteção e beleza dos produtos e sim como um item de impacto na decisão da compra. Esse é um modo efetivo de fazer com que cada vez mais empresas retirem o plástico de suas embalagens que terão apenas um uso e/ou promovam a reutilização dos envases.
Esse foi o pensamento da Loé desde o princípio e por isso preferimos produtos sólidos, frascos de vidro que podem ser reutilizados e utilizamos embalagens de papel e biodegradáveis.
Durante este mês estaremos publicando em nossas redes sociais muitas dicas de substituições possíveis que podemos realizar nos itens de nossa rotina que são feitos de plástico e descartáveis.
Comments