Você sabia que os processos químicos, ou até mesmo o simples fato de lavar os cabelos, podem danificar suas proteínas? Essas proteínas são conhecidas como queratina, que são os principais constituintes dos fios.
O xampu, além de eliminar a sujeira, remove também pequenas partes do fio, produzindo danos minúsculos em sua estrutura.
Porém, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado natural para proteção e hidratação dos cabelos, entenda como:
Ele penetra no fio
A principal gordura presente no óleo de coco é o ácido láurico, que possui alta afinidade com as proteínas capilares, sendo capaz de penetrar no interior do fio, tornando-o mais flexível e resistente à quebra.
Efeito protetor
Estudos mostram que, quando aplicado como tratamento pré-lavagem, também conhecido como umectação, o óleo de coco reveste e protege o cabelo dos danos causados pela água e pelo xampu.
Quando lavamos nossos cabelos, a água penetra nos espaços entre as cutículas, levantando-as e dissolvendo o que está depositado entre elas (geralmente restos de células mortas!), o que gera pequenos buracos nas camadas internas da cutícula e remove as gorduras naturais do fio.
Os ácidos graxos presentes no óleo de coco penetram no cabelo e preenchem essas lacunas, limitando a quantidade de água e de substâncias agressivas absorvidas pelo cabelo, como os surfactantes presentes no xampu. Isso evita que os fios percam proteínas durante a lavagem!
E lembrando: você também pode usar o óleo de coco como sérum (no comprimento ou apenas nas pontas) após a lavagem, selando os fios e reduzindo o frizz.
Comments